segunda-feira, 6 de abril de 2009

O vídeo na pesquisa da escola

Ao ler os capítulos II e III da tese da Professora Eneida Baccaro Modonezi – “O vídeo como instrumento de pesquisa para alunos de 5.série”, alguns pontos me chamaram a atenção:
· A criança e o jovem convivem com materiais audiovisuais frequentemente e discutir com eles as bases técnicas para a produção destes materiais é possibilitar o entendimento deste tipo de mídia.
· Ao produzirem vídeos, as crianças fazem uso da teoria e da prática com a mesma igualdade, pois usam a ferramenta e pesquisam o conteúdo a ser realizado.
· O professor deve redimensionar seu currículo devido a grande quantidade de informações e conhecimentos a serem trabalhados, assim deve ensinar a pensar e a conhecer, ao invés de apenas transmitir conteúdos determinados por uma grade curricular.
· O uso do vídeo na escola permite: pesquisar comportamentos, condutas, fenômenos naturais, coletar dados, realizar dramatizações, etc.
Certamente outras observações serão feitas sobre o texto para que nossa discussão se amplie ainda mais.
Simone.

4 comentários:

  1. Oi Simone e Andréia, muito legal o trabalho das duas. Fiquei curiosa sobre esse artigo que você mencionou. Existe a possibilidade de nós também lermos. Se sim, onde? Parabéns pelo blog lindo.

    ResponderExcluir
  2. Correção, artigo não, capítulos do livro da professora Eneida - sobre o vídeo.

    ResponderExcluir
  3. voces são muito chiques, parabens claudia

    ResponderExcluir
  4. Meninas queridas, estou recortando seu blog para colocar no nosso artigo do COLE.
    Bjin de sôdade, sô...

    ResponderExcluir