quarta-feira, 13 de maio de 2009

Turma da Simone - 2.Ano A...Gibi ou H.Q.?

Tenho trabalhado semanalmente com leitura coletiva de H.Q. com as crianças. Eles tem o hábito desde o primeiro ano de manusear gibis semanalmente, mas nunca havia feito um trabalho sistemático sobre este gênero textual.
Escolhi alguns H.Q.'s da Turma da Mônica que apresentam recursos e situações diferentes, as imprimi em transparências e estamos lendo conjuntamente, dando uma atenção especial para observar o cenário, os personagens, tipos de balões, texto escrito, onomatopéias, enquadramento, etc. Em seguida, disponibilizo uma cópia para cada criança que pode colorir, ler novamente e colar em seu caderno de leituras.
As crianças tem gostado muito e seu interesse pelas H.Q.'s tem aumentado, inclusive uma das dúvidas que apresentavam era entre o nome do suporte e do próprio gênero textual... o que é um gibi, e o que é uma H.Q.?
Pretendo em breve começar o esboço de algumas tirinhas, primeiro começando com apenas 3 quadrinhos. Vamos ver no que vai dar? Veja abaixo as histórias que usei até agora...


2 comentários:

  1. Aiiiii!!!! Essa minha aluna-professora é demais! Amei o relato do seu trabalho, Simone. Por meio dele vejo nossas aulas da pós se estendendo, ramificando-se, chegando à sala de aula com seus aluninhos. Você não pode imaginar o quanto esse feed-back é importante para mim, como professora do curso.
    Obrigada.
    Bjos em você e em cada criança da sua turma.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Eu acho que as tirinha vao dar muito certo.
    Eu, pelo menos, as adoro.
    Sao rapidas e divertidas.
    Algumas nao sao tao faceis de entender, mas acho que isso e que e legal, com o tempo as ccas vao ficando espertas e pegando o jeito.
    Inte
    Andreia

    ResponderExcluir